terça-feira, 29 de setembro de 2015

O diário de Anne Frank - Varal Literário

Oi superpoderosas tudo bem com vocês ? Tomara que sim <3 
Trouxe para vocês mais um livro do meu varal literário, que é muito conhecido.. pelo titulo já sabem qual é !
Essa história é realmente comovente e super interessante, quando li este livro ganhei uma nova amiga, Anne Frank.
Quer saber mais sobre essa menina ?  Vêm comigo..

                 





Sobre o livro:
Título: O diário de Anne Frank
Autor: Anne Frank
Editora: Best bolso (Grupo Record)
Páginas: 373

Sinopse 1:
"A jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. Seu diário destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina por trás do mito."

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/p/o-diario-de-anne-frank-2206967

Sinopse 2: *contém spoilers
"Anne Frank nasceu em 1929, na Alemanha, filha de um banqueiro e de uma dona de casa. Aos 4 anos de idade, Anne foi obrigada a sair do país com sua familia após a chegada de Adolph Hitler ao poder. Em 1942, com a perseguição aos judeus deflagrada também na Holanda, Otto Frank, sua mulher e filhas unem-se a mais quatro pessoas e decidem se esconder dos invasores alemães. Por dois anos, até serem delatados, eles tiveram que viver limitados ao anexo do sótão do escritório de Otto Frank. No esconderijo, o diário de Anne eraa o único instrumento de liberdade que ela possuía, e, nele, relatou a vida cotidiana do Anexo Secreto, as transformações sofridas por cada um dos que ali residiam e a angústia daqueles dias. Anne Frank morreu de tifo, no campo de concentração Bergen-Belsen, aos 15 anos de idade."
Fonte: direto do livro.


Minha opinião:
Como sou de finais felizes, esse não me agradou muito (olha que eu já sabia o fim). Apesar da triste história, a forma como Anne escreve encanta qualquer adolescente, eu me vi em várias situações que ela passava como por exemplo a pressão de sempre mostrar felicidade, porque é mais fácil do que ficar triste (mais fácil porque ai ninguém fica fazendo um milhão de perguntas).
Anne era um doce de pessoa, que por muitas vezes irrita a qualquer um com seu egoismo, logo reconhecido por ela rs, um pouco depressiva e bipolar (mais quem não seria presa em um lugar ?),muito sonhadora, seu maior desejo era ser uma escritora famosa (e mesmo que não esteja de corpo presente ela sabe que se tornou).
Um tempo atrás eu assisti o filme, mais não chega aos pés do livro.. Que é muito mais completo, cheio de detalhes e informações que fazem a diferença !
Para concluir, é uma leitura que no começo pode parecer chata.. mais acredite não é a toa que todos falam bem deste livro !
Conforme cada cápitulo/dia você aprende algo diferente.. todos com o mesmo intuito que independente da sua situação  você deve agradecer pelas simples coisas que estão ao seu redor.

Classificação: 



Trechos favoritos:
"Na cama, à noite, enquanto penso em meus muitos pecados e em meus defeitos exagerados, fico tão confusa pela quantidade de coisas que tenho de analisar que não sei se rio ou choro,dependendo do meu humor. Depois durmo com a sensação estranha de que sou diferente do que quero ser, ou talvez de me comportar diferente do que sou ou do que quero ser. Minha nossa, agora estou confundindo você também. Desculpe, mas não gosto de embaralhar as coisas, e, nesses momentos de escassez, arrancar uma folha de papel é um tabu.Por isso,só posso aconselhar você a não ler de novo a passagem acima e a não tentar chegar ao fundo, porque nunca vai encontrar a saída!" Pág 90 - 2º Paragrafo 
"Ando de cômodo em cômodo, subo e desço escadas e me sinto um pássaro de asas cortadas, que fica se atirando contra as barras da gaiola."Me deixem sair para onde existem ar puro e risos!",grita uma voz dentro de mim.Nem mesmo me incomodo mais em responder, só fico deitada no divã.O sono faz o silêncio e o medo terrível irem embora mais depressa,ajuda a passar o tempo,já que é impossível matá-lo." Pág 160 - 4º Paragrafo - 12ª linha 
Pág 179  - 1º e 2º Paragrafo (é grandinho por isso não vou colocar rs)
"Você por me dizer por que as pessoas se esforçam tanto para esconder seu eu verdadeiro ? Ou por que sempre me comporto de modo muito diferente, quando estou perto dos outros ? Por que as pessoas confiam tão pouco umas nas outras ? Sei que deve haver um motivo, mas ás vezes acho horrivel não poder confiar em ninguém, nem mesmo nas pessoas mais próximas."  Pág 194 - Último paragrafo
"E agora terminou mesmo.Finalmente percebi que devo fazer os deveres de escola para não ficar ignorante, paa continuarcom a vida, para me tornar uma jornalista, porque é isso que desejo ! Eu sei que posso escrever. Algumas de minhas histórias são boas, minhas descrições do Anexo Secreto são bem-humoradas, boa parte de meu diário é vivo e interessante,mas... resta saber se realmente tenho talento." Pág 278 - 2º Paragrafo
"Tenho medo de mim, medo de que meu desejo faça com que eu me entregue cedo demais.Como poderia dar certo com outros rapazes mais tarde ? Ah,é tão difícil, a eterna luta entre coração e mente ! Há um tempo e um lugar para as duas coisas, mas como posso ter certeza de que escolhi o tempo certo ?" Pág 306 - 4º Paragrafo
"Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia, enquanto não existe um centavo para a ciência médica, para os artistas e para os pobres ? Por que as pessoas têm de passar fome,quando montanhas de comida apodrecem em outras partes do mundo ? Ah, por que as pessoas são tão malucas ?" Pág 311 - 1º Paragrafo 
"De qualquer modo, depois da guerra, eu gostaria de publicar um livro chamado O Anexo Secreto.Resta saber se conseguirei, mas meu diário podeservir de base" Pág 326 - 2º Paragrafo - 5ª linha


Minha favorita:
"No livro Stridjers voor het leven [Men Against Death], fiquei chocada com o fato de que somente com o parto a mulher costuma sofrer mais dor, doenças e infortunios do que qualquer herói de guerra. E o que ela recebe por suportar toda essa dor ? É  jogada para o lado quando é desfigurada pelos partos, os filhos logo vão embora, a beleza desaparece. As mulheres, seres que sofrem e suportam a dor para garantir a continuação de toda raça humana, seriam soldados muito mais corajosos do que todos aqueles heróis falastrões lutadores pela liberdade postos juntos."  
Pág 351 - 3º Paragrafo


Agradecimentos: 
Obrigada a Luciana, boadrasta do meu love por ter me emprestado esse livro. <3
Créditos:
Giulliana do blog Sobre a comoda que me deu uma base para fazer minha resenha, muito obrigada !


Essa foi mais uma resenha espero que tenham gostado ! Comente sua opinião é muito importante !
Mil beijos poderosas...




Nenhum comentário:

Postar um comentário